Meteorologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meteorologia

Área Projecto 12º
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Caseta Meteorológica - Descrição

Ir para baixo 
AutorMensagem
Pedro
Administrador
Administrador
Pedro


Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 33
Localização : Souselas
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 17/10/2007

Caseta Meteorológica - Descrição Empty
MensagemAssunto: Caseta Meteorológica - Descrição   Caseta Meteorológica - Descrição EmptySex Nov 30, 2007 7:45 pm

Caseta meteorológica

A caseta meteorológica é o local onde são feitas análises do tempo por meio de instrumentos específicos necessários para a previsão do tempo.

Uma estação típica apresenta os seguintes instrumentos de medição:

.Termómetro para medir a temperatura;
.Barómetro para medir a pressão atmosférica;
.Higrómetro para medir a humidade;
.Anemómetro para medir a velocidade do vento ;



Uma estação meteorológica tem geralmente uma protecção para os instrumentos de medição.

Caseta Meteorológica - Descrição 2910071358vk2







Termómetro: É um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura.

Anemómetro: É um instrumento utilizado para medir a velocidade do vento.


  • Anemómetro de Robinson : O modelo mais preciso é o tipo rotor horizontal de conchas. Um rotor com 3 conchas hemisféricas acciona um mecanismo onde é instalado um sensor electrónico. A vantagem deste sistema é que este é independente da direcção do vento, e por conseguinte de um dispositivo de alinhamento. O anemómetro é utilizado para se medir a velocidade do vento.

    Caseta Meteorológica - Descrição 2910071359fm2



Barómetro: O Barómetro é um instrumento para medir a pressão atmosférica. Ele pode ser do tipo coluna de mercúrio ou do tipo aneróide (metálico). Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, podem-se encontrar barómetros acoplados a relógios digitais desportivos.
O barómetro de mercúrio é um instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica. Foi inventado em 1643 por Evangelista Torricelli, e funciona porque o ar tem peso. Torricelli observou que se a abertura de um tubo de vidro fosse enchida com mercúrio, a pressão atmosférica iria afectar o peso da coluna de mercúrio no tubo. Quanto maior a pressão do ar, mais comprida fica a coluna de mercúrio. Assim, a pressão pode ser calculada, multiplicando-se o peso da coluna de mercúrio pela densidade do mercúrio e pela aceleração da gravidade. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é de cerca de 15 libras por polegada quadrada ou 29,9 polegadas de mercúrio. Isto é equivalente a 101,3 quiilopascals, a unidade de pressão utilizada pelos meteorologistas, alem dos "milibares".
O mercúrio é ideal para o barómetro líquido pois sua alta densidade permite uma pequena coluna. Num barómetro de água, por exemplo, seria necessário uma coluna de 10 metros e, ainda assim, haveria um erro de 2 por cento




Pluviómetro: Um pluviómetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) precipitados durante um determinado tempo e local.


Caseta Meteorológica - Descrição 2910071357bk2



  • Índice pluviométrico: É medido em milímetros, é a somatória da precipitação num determinado local durante um período de tempo estabelecido.
  • Regime pluviométrico: Consiste basicamente na distribuição das chuvas durante os 12 meses do ano. Tanto o regime quanto o índice pluviométrico são representados nos climogramas por colunas mensais. Pela análise das colunas é possível caracterizar o regime e, consequentemente, o índice pluviométrico.
Ir para o topo Ir para baixo
https://meteo12.directorioforuns.com
 
Caseta Meteorológica - Descrição
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Meteorologia :: Caseta Meteorológica :: Apresentação-
Ir para: