Meteorologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meteorologia

Área Projecto 12º
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Tipos de Clima

Ir para baixo 
AutorMensagem
Pedro
Administrador
Administrador
Pedro


Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 33
Localização : Souselas
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 17/10/2007

Tipos de Clima Empty
MensagemAssunto: Tipos de Clima   Tipos de Clima EmptyDom Mar 09, 2008 11:12 pm

Clima Tropical



Clima tropical é a designação dada aos climas das regiões inter-tropicais caracterizados por serem megatérmicos, com temperatura média do ar em todos os meses do ano superior a 18 °C, não terem estação invernosa e terem precipitação anual superior à evapotranspiração potencial anual.
Nas regiões de clima tropical a variação diurna da temperatura (isto é, a diferença entre os valores máximo e mínimo) é maior que a variação anual (ou sazonal) da temperatura média, isto é, entre o mês mais quente e o mês mais frio do ano.

Tipos de Clima Naplesbeachqe3


Os climas tropicais constituem a classe A da classificação climática de Köppen-Geiger, a mais conhecida em geografia e ecologia, sendo subdivididos da seguinte maneira:


Af (clima equatorial, tropical de floresta ou equatorial húmido) — A precipitação média mensal é superior a 60 mm em todos os meses do ano. Estes climas são típicos de regiões próximas do equador, não tendo estações do ano. As regiões que apresentam este clima tem em geral fraca variabilidade da precipitação ao longo do ano, mas podem ocorrer dois máximos de precipitação, coincidentes com o período em que a Zona de Convergência Intertropical e a célula de Hadley associada estão centradas sobre a região durante a sua oscilação latitudinal anual. São exemplos de cidades sitas em regiões com este clima: Singapura, Belém e Cabinda.


Aw/As (clima tropical de estações húmida e seca, tropical de savana, tropical com estação seca ou equatorial seco) — Grupo de climas megatérmicos com uma estação seca em que a precipitação média mensal é inferior a 60 mm em pelo menos um mês por ano. São exemplos de cidades sitas em regiões com este clima: Honolulu, Veracruz (no México) e Townsville (na Austrália). Estes climas subdividem-se em dois grupos:

* Aw — a estação seca ocorre durante a época de Sol mais baixo e dias mais curtos (daí Aw, em que w é de winter, Inverno em inglês).

* As — a estação seca ocorre durante a época de Sol mais alto e dias mais longos (daí As, em que s é de summer, Verão em inglês).



Am (clima tropical de monção ou clima monçónico) — Climas com pelo menos um mês com precipitação inferior a 60 mm, caracterizados pela existência de monções às quais se associa o período de máxima precipitação. Nalguns casos, a quase totalidade da precipitação anual está concentrada no período em que sopra a monção. Este tipo de clima, mais comum no sul da Ásia e leste da África, resulta dos ventos de monções que mudam de direcção de acordo com a estação do ano. São exemplos de cidades sitas em regiões com este clima: Bangalore (na Índia), Mombaça (no Quénia) e Colombo (no Sri Lanka).


ET (clima tropical de altitude) — Este clima embora não se enquadre estritamente entre os climas tropicais (não pertence à classe A), apresenta o mesmo regime pluviométrico do clima tropical de savana, mas um regime de temperaturas igual ao dos climas subtropicais, podendo ter ocasionalmente geadas e, muito raramente, precipitação sob a forma de neve. Um exemplo desse tipo de clima encontra-se na região da Serra da Mantiqueira, no Brasil. A maioria das zonas com esse clima encontram-se nas margens externas das zonas tropicais, mas ocasionalmente tem localização intratropical. São exemplos de cidades sitas em regiões com este clima: San Marcos (Colômbia) e Quito (Equador).

Tipos de Clima Climatropicaljp7


Distribuição mundial dos climas tropicais: a verde carregado as regiões de clima equatorial (Af); a verde mais claro as de clima tropical com estação seca (As/Aw); a azul claro as de clima de monção (Am).
Ir para o topo Ir para baixo
https://meteo12.directorioforuns.com
Pedro
Administrador
Administrador
Pedro


Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 33
Localização : Souselas
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 17/10/2007

Tipos de Clima Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Clima   Tipos de Clima EmptyDom Mar 09, 2008 11:27 pm

Clima subtropical


O clima subtropical é característico (mas não exclusivo) das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20 ºC e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0 ºC.

Tipos de Clima Climassubtropicaisns1




Em áreas mais elevadas, o inverno é intenso, com nevadas esporádicas, e o verão é ameno. A precipitação de chuvas é intensa, atingindo média de até 2.000 mm/ano.
A vegetação nas áreas de clima subtropical é diferente conforme a altitude do local. Nas partes mais altas, apresenta pinhais e araucárias ou pinheiro do Paraná. Em planícies, há predominância de gramíneas (grama, relva).
Ir para o topo Ir para baixo
https://meteo12.directorioforuns.com
Pedro
Administrador
Administrador
Pedro


Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 33
Localização : Souselas
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 17/10/2007

Tipos de Clima Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Clima   Tipos de Clima EmptyDom Mar 09, 2008 11:31 pm

Clima mediterrânico

Ao sul do continente, na região banhada pelo Mar Mediterrâneo, ocorre o clima mediterrâneo, com médias térmicas superiores a 20°C. Essa região, que abrange o sul da França, Itália, Grécia, Portugal e Espanha, sofre a influência dos ventos vindos do Deserto do Saara, que tornam o clima mais quente e seco.
As regiões deste clima sofrem verões quentes secos com invernos frios e pouco chuvosos. Os verões nas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo são menos secos que os das outras regiões deste clima.
O clima mediterrâneo é quente e seco no verão e é instável e úmido no inverno. o período de chuva durante 2 a 4 meses, no inverno, sendo raro ocorrer precipitações no resto do ano.

Tipos de Clima Climamediterraniocx9


Flora

A vegetação, na sua forma original, era caracterizada sobretudo por árvores. Contudo, devido à intervenção humana e problemas ambientais, as árvores foram substituídas por arbustos, especialmente arbustos esclerófitos, aparecendo, ainda, ervas aromáticas, gramíneas e claro árvores.
Esta vegetação é predominante, de folha persistente e apresenta folhas espessas e pequenas, o que ajuda a reduzir as perdas de água por evapotranspiração. Algumas plantas podem também ter espinhos, o que as protege dos animais, pois evita que sejam comidas.
As árvores são, normalmente, de pequeno porte. Possuem cascas grossas e duras e grandes ramificações. Predominam os carvalhos: carvalho português, carvalho negral, sobreiros, carrasco e azinheiras. Outra árvore muito comum na área mediterrânica é a oliveira. Em algumas regiôes aparecem ainda pinheiros (como o pinheiro manso) e o zimbro.
Nas áreas com pouca precipitação, as plantas adaptaram-se a condições secas, sendo as suas folhas pequenas e por vezes, tão reduzidas que se assemelham a agulhas, o que lhes permite conservar a água. Outras têm as folhas cobertas por uma película cerosa e noutras as folhas refletem a luz solar.
Algumas plantas desenvolveram, ainda, adaptações que lhes permitem resistir aos fogos freqüentes que ocorrem na estação seca: algumas reproduzem-se rapidamente a partir das raízes, depois da parte aérea arder; noutras, a resina que reveste as pinhas derrete durante o incêndio permitindo aos frutos abrir e espalhar as sementes; noutras ainda as sementes que têm condições para viver durante muito tempo germinam após o fogo.

Tipos de Clima Olivarengranadaec5


Fauna

A fauna é muito variada e também se encontra adaptada às condições ambientais. Por exemplo, os animais são normalmente pequenos, necessitam de pouca água e têm hábitos noturnos.
Aparecem coelhos, lebres, javalis, ratos do campo, veados, texugos, diversos tipos de répteis, uma grande variedade de aves, sobretudo aves migratórias e insectos.

Tipos de Clima Precipitacaoemvalenciacdh2
Ir para o topo Ir para baixo
https://meteo12.directorioforuns.com
Pedro
Administrador
Administrador
Pedro


Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 33
Localização : Souselas
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 17/10/2007

Tipos de Clima Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Clima   Tipos de Clima EmptySeg Mar 10, 2008 12:10 am

Clima oceânico



Clima oceânico, também por vezes chamado clima marítimo temperado, é um tipo de clima que ocorre em regiões afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais situadas nas latitudes médias e altas.
Nas regiões com clima oceânico as chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo de todo o ano, sendo o verão bastante fresco e húmido.

Tipos de Clima Climaoceanicodv3

Oceânia

• Auckland, Nova Zelândia
• Christchurch, Nova Zelândia
• Dunedin, Nova Zelândia
• Hobart, Austrália
• Invercargill, Nova Zelândia
• Wellington, Nova Zelândia
• Melbourne, Austrália
• Canberra, Austrália


América do Sul


• Curitiba, Brasil
• Mar del Plata, Argentina
• Castro, Chile
• Puerto Montt, Chile
• Valdivia, Chile csb
As seguintes cidades têm climas oceânicos sub-tropicais de montanha:
• Bogotá, Colômbia
• Quito, Equador
• Sucre, Bolívia cwb


Ásia

• Thimphu, Butão cwb


Regiões com clima oceânico sub-polar

* Algumas regiões costeiras da Islândia
* Ilhas Faroé
* Áreas costeiras do noroeste da Noruega até aos 70°N em algumas ilhas
* Ilhas e partes da faixa costeira sul Alaska
* Extremo sul do Chile e Argentina
* Partes das cordilheiras dos Andes e do Himalaia (como cwc)
* Regiões montanhosas da Europa, incluindo as terras altas da Escócia e sudoeste da Noruega


Algumas cidades com clima sub-polar do tipo Cfc são:

* Dutch Harbor, Alaska
* Harstad, Noruega
* Vestmannaeyjar, Islândia
* Thorshavn, Ilhas Faroé
* Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina
* La Paz, Bolívia cwc
Ir para o topo Ir para baixo
https://meteo12.directorioforuns.com
Pedro
Administrador
Administrador
Pedro


Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 33
Localização : Souselas
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 17/10/2007

Tipos de Clima Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Clima   Tipos de Clima EmptySeg Mar 10, 2008 12:14 am

Clima temperado


Uma região que possui um clima temperado tem uma temperatura que varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10º C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18º C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. Humidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região.
Nas regiões dos oceanos localizadas em regiões de climas temperados, diz-se que possuem águas temperadas.

Tipos de Clima Climastemperadosil0




Classificação dos climas temperados


Nas siglas indicadas abaixo, a segunda letra indica o padrão de precipitação - w indica invernos secos (a média do mês mais seco menor que um décimo da precipitação média do mês de verão mais húmido, ou menos de 30 mm); s indica verões secos (a média do mês mais seco com menos de 30 mm de precipitação e menos de um terço da precipitação do mês de inverno mais chuvoso); f significa precipitação em todas as estações.
A terceira letra indica o nível de temperaturas de verão - a indica que a média do mês mais quente é superior a 22 °C; b indica que a média do mês mais quente é inferior a 22 °C, com pelo menos 4 meses com médias acima de 10 °C; c indica que 3 ou menos meses têm temperaturas médias acima de 10 °C.


Clima Temperado Mediterrânico

Este clima caracteriza regiões situadas entre as latitudes de 30º e 40º. O clima mediterrânico é o único onde a estação fria está associada à estação das chuvas. Os Invernos são caracterizados por temperaturas amenas, devido às correntes marítimas quentes. É no inverno que se consegue observar algum índice de precipitação, sendo que no verão a precipitação é quase nula. Os Verões são quentes e secos, devido aos centros barométricos de alta pressão. Nas áreas costeiras os verões são mais frescos devido às correntes frias do oceano.

Exemplos:

• Lisboa, Portugal
• Madrid, Espanha
• Roma, Itália
• Santiago, Chile (Csb)


Subtropical Húmido (Cfa, Cwa)

Tal clima usualmente acontece no interior de continentes ou nos litorais, entre latitudes de 23°e 40. Ao contrário de climas mediterrâneos, uma zona com um clima subtropical possui verões húmidos dado massas tropicais instáveis. No leste asiático, Invernos podem ser secos e mais frios que outros lugares com latitudes similares, dado à alta pressão atmosférica da Sibéria, e verões húmidos devido à influência das monções.

Exemplos:

• Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil (Cwa)
• Houston, Texas (Cfa - Precipitação uniforme ao longo do ano)
• Brisbane, Austrália (Cfa - Verão mais húmido que o inverno)
• Curitiba, Brasil (Cfb - Verão mais húmido que o inverno)
• Yalta, Ucrânia (Cfa - Verão mais seco que o inverno)
• Luodian, China (Cwa)


Clima Temperado Marítimo

Os Climas temperados Marítimos situam-se entre as latitudes de 45º e 55º. Estão normalmente, ao lado dos climas Mediterrânicos. No entanto na Austrália encontra-se ao lado do Subtropical Húmido, e a uma latitude mais baixa. Estes climas são dominantes ao longo do ano. Os Verões são frescos e nublados. Os invernos são amenos, ao contrário de outros climas, a uma latitude semelhante.

Exemplos:

• Limoges, França (Precipitação uniforme ao longo do ano)
• Langebaanweg, África do Sul (Verão mais seco que o Inverno)
• Prince Rupert, Colúmbia Britânica, Canadá (Verão mais seco que o Inverno).


Temperado Sub-ártico (Cfc)

Tal clima acontece mais perto dos polos que os climas temperados marítimos e está limitado ou a estreitos litorais da parte ocidental dos continentes, ou em ilhas de tais litorais, especialmente no Hemisfério Norte.

Exemplos:

• Punta Arenas, Chile (precipitação uniforme ao longo do ano)
• Monte Dinero, Argentina (verão mais úmido que o inverno)
• Torshavn, Ilhas Faroe (verão mais seco que o inverno).


Clima Temperado Continental

Este clima é próprio das regiões do interior dos continentes em latitudes superiores a 45º. Caracteriza-se por uma relativa escassez de chuvas, sobretudo no inverno, devido à distância que as separa das áreas de influencia marítima, e por uma notável amplitude térmica estacional , com as temperaturas de verão bastante altas que contrastam fortemente com os invernos, muito frios. A temperatura média anual é inferior a 10 ºC.

Exemplos:

• Moscou, Rússia
• Chicago, Estados Unidos
Ir para o topo Ir para baixo
https://meteo12.directorioforuns.com
Pedro
Administrador
Administrador
Pedro


Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 33
Localização : Souselas
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 17/10/2007

Tipos de Clima Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Clima   Tipos de Clima EmptySeg Mar 10, 2008 12:48 am

Clima continental


Esses climas apresentam temperatura média acima de 10ºC nos meses de maior calor, e a média do mês mais frio é abaixo de -3ºC (ou 0ºC em algumas versões). Normalmente ocorrem no interior dos continentes, ou em suas costas orientais, ao norte da latitude 40º Norte. Climas do Grupo D não existem no Hemisfério Sul, devido à massa menor de terras. A segunda e terceira letras são usadas como nos climas do Grupo C, enquanto uma terceira letra do D indica 3 ou menos meses com temperaturas médias acima de 10°C e uma temperatura no mês mais frio abaixo de -38°C.

Tipos de Clima Mountain-bike-yellowstone-lone-star-trail


Climas do Grupo D se subdividem do seguinte modo:


Climas continentais com verões quentes (Dfa, Dwa, Dsa)

Climas Dfa normalmente ocorrem nas latitudes entre 40º e 50º, e na Ásia Oriental climas Dfa se estendem mais ao sul, devido à influência do sistema de alta pressão siberiano, o qual também provoca invernos secos, com os verões podendo ser muito úmidos em razão da circulação das monções.

Exemplos: Lowell, Massachusetts (Dfa - distribuição uniforme da precipitação) Peoria, Illinois (Dfa - verão mais úmido que o inverno) Santaquin, Utah (Dfa - verão mais seco que o inverno) Beijing, China (Dwa).
Dsa existe somente nas elevações adjacentes a áreas com climas mediterrâneos, como Cambridge, Idaho (EUA) e Saqqez, no Curdistão Iraniano.


Climas de Verões Continentais Brandos (Dfb, Dwb, Dsb)

Climas Dfb e Dwb estão logo ao norte do clima Quente Verão Continental, e também na Europa Central e Oriental, entre o Temperado Marítimo e clima Continental Sub-Ártico.

Exemplos: Moncton, New Brunswick (Dfb - precipitação uniformemente distribuida) Minsk, Belarus (Dfb - verão mais húmido que o inverno) Revelstoke, Colômbia Britânica (Dfb - verão mais seco que o inverno) Rudnaya Pristan, Rússia (Dwb).
Dsb surge do mesmo cenário que Dsa, mas em altitudes até maiores, e principalmente na América do Norte já que ali o clima Mediterrâneo chega mais próximo aos pólos do que na Eurásia. Mazama (Eurásia), Washington (América do Norte) tem localizações semelhantes, mas climas bem diferentes.


Climas continentais Sub-Árticos (Dfc, Dwc, Dsc)

Os climas dos tipos Dfc e Dwc, relativamente a outros climas do grupo D, ocorrem em zonas mais próximas dos pólos, sobretudo a norte da latitude 50º Norte.
Exemplos: Sept-Iles, Quebeque (Dfc - distribuição uniforme da precipitação) Anchorage, Alasca (Dfc, com verões mais húmidos que os invernos). Mount Robson, Colúmbia Britânica (Dfc, verões mais secos que os invernos). Irkutsk, Rússia (Dwc).
O tipo Dsc, tal como os tipos Dsa e Dsb, estão confinados a zonas elevadas localizadas junto a zonas de climas mediterrânicos. É o mais raro destes três tipos, pois é necessária altitude ainda mais elevada para que o clima ocorra. Exemplo: Galena Summit, Idaho.


Climas subárticos continentais com invernos extremamente rigorosos (Dfd, Dwd)

Ocorrem apenas na Sibéria Oriental. Os nomes de alguns dos lugares com tal clima - principalmente Verkhoyansk e Oymyako - tornaram-se sinónimos de frio invernal extremo e rigoroso.
Ir para o topo Ir para baixo
https://meteo12.directorioforuns.com
Pedro
Administrador
Administrador
Pedro


Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 33
Localização : Souselas
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 17/10/2007

Tipos de Clima Empty
MensagemAssunto: Clima Alpino   Tipos de Clima EmptySeg Mar 10, 2008 12:52 am

Clima alpino


Clima alpino é um clima existente numa região situada a uma altitude acima da linha das árvores.
Este clima é mais frio nas áreas elevadas, devido à taxa do lapso do ar, que tenderá a esfriar enquanto se levanta, até se expandir. A taxa média seca do lapso é 10°C por quilómetro da elevação ou da altura.
Consequentemente, mover-se acima de 100 medidores em uma montanha é aproximadamente equivalente a mover 80 quilómetros (45 ' (0.75°) da latitude) para o pólo. Este relacionamento é somente aproximado, entretanto, desde que os factores locais tais como a proximidade aos oceanos podem drasticamente modificar o clima.

Tipos de Clima Auronzo_storia_1
Ir para o topo Ir para baixo
https://meteo12.directorioforuns.com
Pedro
Administrador
Administrador
Pedro


Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 33
Localização : Souselas
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 17/10/2007

Tipos de Clima Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Clima   Tipos de Clima EmptySeg Mar 10, 2008 12:59 am

Clima polar


O clima polar (ou clima glacial) ocorre nas costas eurasianas do Árctico, na Gronelândia, ao norte do Canadá, no Alasca e na Antárctida.
As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30 ºC. No verão chegam aos -10 ºC e no inverno podem alcançar os -50 ºC. São regiões de ventos intensos e que ficam cobertas de neve a maior parte do ano. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe. Também é um clima que apresenta altas amplitudes térmicas.
O índice pluviométrico é muito baixo, abaixo de 200mm anuais, que se produzem em forma de neve e ocorrem principalmente no verão.


Tipos de Clima Antartida_BahiaParaiso

Fauna

• bernacas
• alcas
• lagópodes
• cachalotes
• focas
• porcelanárias-brancas
• bacalhaus
• baleias azuis
• morsas
• peixes-do-gelo
• pinguins (de várias espécies como os imperadores)
• ursos polares
• belugas
• lemingues
• elefantes-marinhos
• leopardo-das-neves


Flora

A tundra, formação vegetal própria do clima polar ou glacial, é muito rasteira, constituída por ervas, musgos e líquens. Contudo, podem surgir alguns raros e dispersos tufos de arbustos e árvores anãs. Uma característica muito peculiar da tundra é o Permafrost (que se traduzido literalmente significa sempre gelado); o clima polar pode conter também geleiras e regiões com camadas permanentes ou semi-permanentes de gelo. E devidas as condições climáticas das regiões polares ou glaciais, praticamente não existe vegetação arbustiva e arbórea ou superior, e a tundra cresce somente na época do degelo.
Na Terra, o único continente com predominância do clima polar de geleira é a Antárctida. Algumas regiões costeiras da Groenlândia também possuem essa característica. Tais regiões, quando não completamente cobertas por gelo, apresentam a tundra.
As partes ao norte da Eurásia, da costa da Escandinávia ao estreito de Bering, com amplas áreas da Sibéria e no norte da Islândia também apresentam a tundra. Na parte mais ao sul da América do Sul (como a Terra do Fogo) apresentam clima polar de tundra.
Ir para o topo Ir para baixo
https://meteo12.directorioforuns.com
Pedro
Administrador
Administrador
Pedro


Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 33
Localização : Souselas
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 17/10/2007

Tipos de Clima Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Clima   Tipos de Clima EmptySeg Mar 10, 2008 1:02 am

Clima árido


Os Climas secos (áridos e semi-áridos) são caracterizados pelo facto da precipitação (volume de chuvas) ser menor do que a taxa de evaporação e transpiração. O limiar é determinado da seguinte forma:

• Para encontrar o limiar de precipitação (em milímetros), multiplica-se a temperatura anual média em °C por 20, acrescentar então 280 se 70% ou mais da precipitação total ocorrer na metade do ano de sol alto (de Abril a Setembro no Hemisfério Norte, ou de Outubro a Março no Hemisfério Sul), 140 se 30%-70% da precipitação total for recebida durante o período aplicável, ou 0 se menos de 30% da precipitação total for recebida nesse período.
Se a precipitação anual for menos de metade do limiar do Grupo B, será classificado como BW (clima desértico) - se for inferior ao limiar mas superior a metade deste, será classificado como BS (clima de estepe).
Pode-se incluir uma terceira letra para indicar a temperatura. Inicialmente, h significava um clima de latitude baixa (temperatura média anual acima dos 18°C) ao passo que k significa um clima de latitude mediana (temperatura média anual inferior a 18°C), mas a prática mais comum hoje em dia (especialmente nos Estados Unidos) é a utilização de h para significar que o mês mais frio tem um temperatura média superior a 0 °C (32 °F), e de k para significar que pelo menos um dos meses tem uma temperatura média abaixo de 0 °C.

Tipos de Clima Ae5

Exemplos:


• Yuma, Arizona (BWh)
• Turpan, China (BWk)
• Cobar, Austrália (BSh)
• Medicine Hat, Alberta (BSk).


Algumas áreas de deserto, situadas ao longo das costas ocidentais dos continentes em zonas tropicais ou semi-tropicais, são caracterizadas por temperaturas mais baixas do que as que se podem encontrar noutros locais em latitudes comparáveis (devido à vizinhança de correntes oceânicas frias) e por nevoeiro e nuvens baixas frequentes. Isto apesar do facto de se contarem entre os locais mais secos à face da Terra em termos de precipitação recebida propriamente dita. Este clima é por vezes rotulado como BWn e podem-se encontrar exemplos em Lima, Peru e em Walvis Bay, Namíbia.
Por vezes acrescenta-se uma quarta letra para indicar se seja o inverno, seja o verão, são mais "molhados" do que a outra metade do ano. Para se incluir neste grupo, o mês mais molhado deverá receber pelo menos 60 mm de precipitação média se todos os doze meses estiverem acima dos 18 °C, ou 30 mm (1.18 polegadas) se tal não for o caso; e pelo menos 70% da precipitação total deverá ocorrer na mesma metade do ano que o mês mais molhado - mas a letra utilizada indica quando a estação seca ocorre, não a "molhada". Isto resultaria em Cartum, Sudão ser vista como BWhw, Niamey, Níger como BShw, El Arish, Egipto como BWhs, Asbi'ah, Líbia como BShs, Umnugobi, Mongólia como BWkw, e Xining, China como BSkw (os BWks e BSks não existem). Se não se cumprirem os critérios nem para w nem para s, não se acrescenta qualquer quarta letra.
Ir para o topo Ir para baixo
https://meteo12.directorioforuns.com
Conteúdo patrocinado





Tipos de Clima Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Clima   Tipos de Clima Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tipos de Clima
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Clima

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Meteorologia :: Meteorologia-
Ir para: